Afinal, qual o papel da administradora do condomínio?

Postado por santoandre
28 de agosto de 2020

Viemos falar por aqui sobre um assunto que gera dúvidas em grande parte das pessoas, afinal, você sabe quais são os papéis da administradora de um condomínio? Ao longo desse post vamos comentar sobre importante assunto, que com certeza vai sanar suas dúvidas sobre a responsabilidade dessa empresa na gestão do condomínio onde está o seu lar ou a sua sua empresa.

Separe uns minutinhos para esta leitura e continue aqui com a gente.

Para começarmos esse assunto, convidamos você para uma reflexão. Qual comunidade funciona bem sem uma boa administração? Dando exemplos de diferentes níveis de estrutura, a sua casa mesmo precisa ser muito bem administrada para que não faltem recursos financeiros, para que as compras sejam realizadas, as manutenções feitas e a limpeza esteja em dia. Em uma grande indústria, o trabalho é exatamente o mesmo, mas em proporções menores. E, então, chegamos aos condomínios: quem é que está por trás das inúmeras atividades que precisam ser realizadas para que todos os moradores vivam em um ambiente limpo, conservado, seguro e com todas as manutenções feitas: a resposta é simples: as administradoras de condomínio. Para que você se sinta bem em seu lar, elas são fundamentais!

Na prática, as administradoras de condomínio são o braço direito e esquerdo do síndico que, juntos, têm a importante missão de cuidar e zelar dos espaços comuns do seu condomínio. Então, nas linhas a seguir vamos listar as principais atividades de uma administradora de condomínio.

1. Cuidar dos recursos humanos
Você sabe quantos funcionários são necessários para que tudo funcione bem em seu condomínio? Desde o time de limpeza, segurança, manutenção predial, entre tantos outros, existem uma série de profissionais envolvidos, sejam eles funcionários diretos ou contratados por meio de empresas terceirizadas, e quem cuida desses recursos humanos é a Administradora do seu condomínio.

2. Controle dos recursos jurídicos
Há uma série de assuntos jurídicos por trás do funcionamento de um condomínio, e é administradora do condomínio que tem a função de gerenciar essas demandas. Isso envolve processos trabalhistas, dos próprios moradores e até mesmo uma tomada de decisão em caso de um acidente, por exemplo.

3. Gerenciar as assembleias gerais
Sabe as assembleias que acontecem em seu condomínio para as principais tomadas de decisão? Sim, elas também são gerenciadas pela administradora do seu condomínio, afinal, é preciso que essa empresa esteja por trás de tudo que foi acordado nesses encontros.

4. Contratar prestadores de serviços
Sabe aquela cobertura extra que vai ser feita na garagem ou aquele precioso serviço de dedetização? Junto com a dedicação diária do síndico, que tem toda autonomia sobre este item, quem contrata esses e outros serviços também é a administradora do seu condomínio, que tem o importante papel de zelar pela área comum do seu lar.

5. Manter a segurança em dia
Vamos falar a verdade: cuidar da estrutura de segurança do seu condomínio é um desafio e tanto, não é mesmo? É por isso que a administradora do condomínio fica atenta, juntamente com o síndico, nos itens para garantir a segurança dos moradores. Exemplo disso é a contratação de profissionais devidamente capacitados para fazer a segurança, instalação de itens para controle de entrada e saída de pessoas, entre outros. A Administradora e o síndico trabalham juntos nessa importante missão.

6. Administrar os serviços de cartório
Existem uma série de serviços de cartório que são extremamente necessários para que tudo esteja em dia no seu condomínio, e é a administradora que também cuida dessa tarefa. São exemplos de serviços de cartório:

  • Registro em cartório das atas de reunião de condomínio;
  • Emissão de certidões referentes ao terreno e localização do condomínio.

7. Prestar atendimento aos moradores
Certamente, você já teve uma série de dúvidas a serem sanadas ou um pedido especial a ser feito. Acertamos? Quem presta esse atendimento ao público, que vai desde a emissão de boleto para a taxa de condomínio ao pedido de uma vaga extra de garagem também é a administradora, que está pronta para atender os moradores.

Além desses assuntos que listamos por aqui, a administradora do seu condomínio também tem a função de:

– Administrar os recursos financeiros;
– Fazer as cobranças necessárias dos moradores em atraso;
– Formalizar advertências;
– Acompanhar de perto todos os investimentos feitos pelo condomínio.

Você viu como é importante a excelente atuação da Administradora do Condomínio para que você viva bem em seu lar?

Se você tiver alguma dúvida sobre o papel das Administradoras de Condomínio em algum de nossos empreendimentos, clique aqui e entre em contato com a gente!