10 dicas para conquistar sua casa própria

Postado por santoandre
30 de junho de 2020

Está planejando ou sonhando em comprar sua casa própria e não sabe por onde começar? Essa é sim uma grande missão, que pede um bom planejamento, mas que, com muito esforço e dedicação, pode se tornar realidade. Então, se você se identificou (e gostou!) desse tema, continue por aqui e conheça, nas linhas a seguir, 10 dicas para conquistar sua casa própria. Tenha uma excelente leitura!

Para começar, é preciso ter em mente informações importantes. Já sabe qual é a melhor localização para você, o tamanho do imóvel e o valor que você quer pagar, de acordo com sua realidade? As respostas para essas perguntas devem estar na ponta do lápis, pois elas norteiam o conteúdo que vamos compartilhar com você!

1. Se planeje para poupar, pelo menos, 20% do valor do imóvel que você deseja adquirir

Você já sabe se vai comprar sua casa, ou apartamento, dos sonhos à vista ou financiada? Se vai seguir pela segunda opção, é importante preparar sua poupança para a entrada. Algumas modalidades de financiamento utilizam o plano de 0 de entrada, mas a maioria pede um sinal para concretizar a compra.

2. Passe a guardar 30% da sua renda
É natural que, se você for financiar sua moradia, a parcela mensal ocupe cerca de 30% da sua renda. Portanto, por que já não começar a guardar esse montante agora mesmo? Esse valor vai muito bem para muitas coisas, desde a entrada à mobília do seu sonhado apê.

3. Reveja suas finanças
Uma tarefa importante para quem deseja comprar uma moradia é cortar gastos desnecessários. Isso é essencial por diversos motivos: para poupar o dinheiro da entrada, adequar o orçamento à parcela do financiamento, se planejar para os custos de documentação e para poder ter condições de deixar seu apartamento dos sonhos com a sua cara. Portanto, essa é a hora de eliminar da rotina aqueles gastinhos que, de grão em grão, levam seu salário embora.

4. Avalie os custos de vida na região onde pretende morar
Você tá namorando um apartamento e já sabe que é nele que você quer morar? Então, é importante conferir o que tem disponível na localidade e o custo de vida de morar lá, pois é preciso avaliar se o futuro gasto de morar naquela região é compatível com a sua renda.

5. Certifique-se de estar seguro no trabalho
Faz parte do planejamento de quem quer comprar uma casa própria ter um emprego sólido para dar segurança na hora de pagar as parcelas. Então, avalie como está sua estabilidade no trabalho, pois se você for comprar seu apê à vista ou parcelado, isso será muito importante.

6. Avalie o espaço que você precisa para a sua casa própria
Para estimar o valor a ser investido em sua nova moradia, você precisa saber qual é o tamanho do apartamento ou casa que você pretende comprar, pois isso interfere diretamente no custo do imóvel e deve ser pensado atentamente.

7. Faça uma reserva para eventualidades
Sabe aquele dinheiro que você está guardando? Separe uma fatia dele para as eventualidades. Pode ser para um documento extra, uma reforma necessária ou para o que for. É sempre bom ter uma graninha guardada.

8. Consulte seu FGTS: ele pode te ajudar na entrada
Se você almeja comprar um imóvel, o seu FGTS pode ser um importante aliado. Veja como está o seu extrato e confira se esse valor pode contribuir com a realização do seu sonho.

9. Estude as taxas de juros
Se você está pensando em financiar seu imóvel, estude as opções de financiamento e veja bem as taxas de juros. Isso é muito importante, pois quanto menor a taxa de juros, melhor.

10. Escolha uma construtora confiável e de qualidade
Para não correr o risco de perder o seu dinheiro, pesquise muito bem a construtora em que você está almejando comprar seu apê. Veja sua reputação, a qualidade das obras e, no caso de imóveis novos, se cumpre bem o prazo de obra.

Na Santo André Empreendimentos, você pode ficar tranquilo. Aproveite para conhecer as obras em andamento, pois seu apartamento dos sonhos pode estar aqui! Portanto, anote essas dicas e coloque-as em prática, pois logo logo você colocará os pés nesta grande realização!

Quer saber mais sobre nossos empreendimentos? Fale com um de nossos representantes clicando aqui.