Como escolher o tamanho ideal do seu apartamento

Postado por santoandre
5 de outubro de 2020

Está pensando em comprar um imóvel? Então precisamos conversar com você sobre um assunto importante: afinal, você sabe quais são os segredos para escolher o tamanho ideal para o seu apartamento? Existe uma série de fatores que você precisa levar em conta, como orçamento, estilo de vida, tempo que passa em casa, dentre tantos outros. Mas fique tranquilo: nós daremos dicas importantes para você tomar a decisão certa.

Prepare o papel e a caneta, ou simplesmente o seu bloco de notas, e continue aqui com a gente!

Antes de começar esta jornada rumo à escolha do tamanho do seu apartamento, vamos a algumas orientações fundamentais. O primeiro passo é olhar cuidadosamente para o seu orçamento familiar e entender até quanto você pode investir na compra do seu apê dos sonhos, ou avaliar o valor que você consegue financiar no banco. Esses são pontos importantes, pois eles impactam diretamente nas dicas que daremos a seguir.

Feito isso, o próximo passo é olhar para o tamanho da sua família. Pode ser que hoje você não tenha filhos, mas nos próximos anos você planeje ter. Ou seja, nesse caso, um apartamento com apenas um dormitório pode não ser ideal. Se couberem no seu bolso e você se encaixou no exemplo acima, vale a pena optar por apartamentos com dois dormitórios ou mais.

Nesta dica, convidamos você a avaliar por quantos anos pretende morar nesse apartamento que vai adquirir. Veja o quanto essa informação é importante: duas crianças pequenas convivem muito bem no mesmo quarto, mas dois adolescentes nem tanto assim! Brincadeiras à parte, certamente é importante avaliar essa questão, pois um apê que pode servir muito bem para os próximos cinco anos pode não ser tão ideal assim para os próximos dez.

Mais um ponto que podemos pensar é a necessidade de ter um escritório em casa. Se você optar por um apartamento com maior metragem, dá para organizar sua área de trabalho em um dos dormitórios, o que ajuda e muito nas necessidades de home office.

Este passo aqui também merece uma atenção especial. Qual é o seu estilo de vida? Se você é mais reservado e não é de receber muita gente em casa, um apartamento mais compacto com opção de 49 metros quadrados pode ser a medida certa. No entanto, se curte marcar o happy hour em casa – em um cenário pós-pandêmico – e gosta de ter gente por perto, você pode se sentir mais confortável em um empreendimento mais amplo.

Outra questão bastante relevante é sobre o ambiente em que você, sua família e convidados gostam mais de ficar. Se curtem mais a sala ou a varanda gourmet, é importante pesquisar esses detalhes antes de escolher seu apartamento dos sonhos. Os apês com maior metragem normalmente têm essas áreas mais espaçosas, e se elas forem importantes para seu estilo de vida, e couberem no seu bolso, também devem ser consideradas.

Por fim, vale ressaltar algo muito legal. O interessante é que alguns empreendimentos oferecem opções de apartamentos com diferentes metragens. Então, se você se apaixonou, por exemplo, pelos itens da área comum, pela localização e se sentiu tranquilo com o nível de segurança do apê, o último passo para comprar o apartamento ideal é escolher aquele com tamanho certo para você. O Villa Americana Residence Club, por exemplo, é excelente para quem busca apartamentos mais compactos, com imóveis com 45 m². Outro exemplo, com versões mais espaçosas, é o Noville, que tem apartamentos de 91 m² a 109 m².

Agora que você conhece todas as questões a serem avaliadas antes de escolher o tamanho ideal para o seu apartamento, é só chegar às respostas e ir atrás da realização desse sonho.

E se você quiser saber mais sobre nossos empreendimentos, é só falar com um de nossos representantes por aqui.