3 dicas para comprar o seu primeiro imóvel

Postado por Santo André
23 de maio de 2017

A emoção em pegar as chaves do seu primeiro imóvel é indescritível, emoção esta que muitos brasileiros ainda sonham em um dia realizar. Anos sonhando, anos planejando, anos pesquisando como e quando tornar este sonho possível é o que nos faz trazer essas dicas para tornar este marco da vida possível. Abaixo listaremos 3 dicas importantes antes da compra do seu primeiro e tão sonhado imóvel.

1 – Planejamento

Item de extrema importância, o planejamento é o começo da realização deste grande sonho. E quando falamos em planejamento, nele devem constar todos os detalhes: custos, prazos, se irá financiar, seus sonhos (se pretende casar, morar sozinho, se pretende ter filhos, entre outros detalhes) tudo detalhadamente de acordo com a sua renda, para que este negócio se torne sustentável em longo prazo. Há pessoas que possuem dificuldades em poupar dinheiro, por isso o financiamento é uma forma para adquirir o imóvel, mas ao optar pelo financiamento, será uma dívida em longo prazo, por isso, a análise e planejamento prévio é sempre o indicado antes de qualquer decisão.

2 – Analise o seu estilo de vida

Poupar, palavra que vale começar a pensar antes de comprar o seu primeiro imóvel. Analisar também quanto se gasta em cada item (comida, transporte, saúde, educação, entre outros) e colocar literalmente na ponta do lápis os seus gastos é começar a visualizar esta possibilidade em ter o seu imóvel próprio possível. Assumir uma prestação é ter a consciência que terá que cumprir com este compromisso, por isso, a dica é analisar o seu estilo de vida antes de qualquer investimento. Evite pagar contas parceladas, opte sempre pelo pagamento a vista e considere sempre os imprevistos com saúde, entre outros detalhes corriqueiros da vida.

3 – Faça dinheiro

Uma frase que parece difícil nos tempos atuais, mas acredite, é possível aumentar o seu dinheiro, como? Estude um bom investimento para aplicar o dinheiro que você vem juntando. Lembre-se sempre de ponderar os descontos em taxas administrativas e avalie o retorno financeiro. Manter o dinheiro aplicado é uma boa estratégia caso precise arcar com despesas futuras adicionais do seu imóvel, por isso, lembre-se sempre em ter um “pé de meia” guardado para possíveis eventualidades.

Por: Assessoria SA Empreendimentos
Fotos/ Créditos: Shutterstock