Quem nunca sonhou em ter a casa própria? Planejamento é fundamental e uma das soluções mais utilizadas para dar o pontapé inicial é utilizar o FGTS (Fundo de Garantia) como entrada do seu imóvel.
O FGTS é um fundo pago pela empresa que é depositado na Caixa Econômica Federal pelo acordo de trabalho. Somente quando o colaborador é dispensado ou quando se aposenta é que ele tem este valor liberado. Entretanto, desde 1998 foram criadas algumas regras para o resgate deste dinheiro antecipadamente, desde que ele seja destinado para a compra da casa própria:
– Ter três anos, no mínimo, de trabalho sob o regime CLT;
– Não ter nenhum financiamento habitacional ou financiamento ativo;
– Residir ou trabalhar na cidade em que há o interesse na aquisição do imóvel;
– O valor do imóvel não deve ultrapassar o valor estabelecido para aquele estado;
– O FGTS pode ser usado para reformas ou compra de materiais;
– Não é permitido resgatar o FGTS para compra de imóveis para terceiros.
FGTS Inativo
Em 2017, o Governo Federal decretou o saque do FGTS inativo para as pessoas que trabalharam com carteira assinada até dezembro de 2017. Com isso, muita gente pode sacar este dinheiro sem precisar de um financiamento imobiliário, por exemplo.
O saque foi liberado de acordo com o mês de nascimento de cada cidadão. Os saques para quem se encaixa na quarta fase (nascidos em setembro, outubro, novembro) acontecerão até o dia 31 de julho. Os nascidos em dezembro poderão resgatar o dinheiro a partir de 14 de julho. Mais informações acesse o site: http://www.caixa.gov.br/beneficios-trabalhador/fgts/contas-inativas/
Esta é uma ótima oportunidade para quem procura comprar seu próprio imóvel, pois além da liberação das contas inativas, o mercado imobiliário está aquecido para novos investimentos.
Fonte: Assessoria SA Empreendimentos
Foto: Shutterstock